sexta-feira, 15 de junho de 2012

#1 O público Alvo (Série Persuasão)

Na primeira "tag" oficial da Série Persuasão que introduzimos há alguns dias (para relembrar clique aqui) vamos falar sobre o público, afinal não há persuasão se não houver a quem convencer. Então aí vão as dicas:


ATENÇÃO AO SEU PÚBLICO-ALVO!



Cada pessoa têm ambições e se importa com coisas diferentes. Possuem interesses, tipos e preferências distintas, portanto, para ser persuasivo você precisa compreender seu alvo. Ou seja, falar, interagir, trabalhar, de acordo com esse público e seus ideais, para assim, tornar mais agradável e interessante sua oratória.
Em geral, as pessoas costumam gostar mais de falar do que ouvir, sendo assim, se faz necessário, que usemos de estratégias para "chamar mais atenção", para evidenciar nosso objetivo e fazer com que as pessoas se interessem pelo tema. Portanto, estude, repare, veja e ouça sua "platéia" para que você possa pegar pistas.
Exemplo: Se você for convencer uma criança a não comer doces antes das refeições, você precisa dar motivos a ela para fazer isso, dizer apenas que esta errado não vai adiantar. É necessário argumentar segundo os interesses dela, utilizando da linguagem dela e do que ela gosta e, só assim, conseguirá persuadi-la. 

Obs: Esses métodos variam de acordo com uma série de fatores que precisam ser estudados, como: faixa etária, escolaridade, classe social, posição hierárquica, entre outros.

Espero que as dicas tenham sido esclarecedoras e úteis, afinal servem para todo tipo de relacionamento - marido e esposa; funcionário e patrão; pais e filhos, etc.
Tenham um ótimo fim de semana, beijos.

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